quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Quem acusa quem?


Teve uma vez que o diabo se queixou de Deus e O acusou de ser um Pai super protetor. Na verdade o diabo é o acusador-mor de todos os servos de Deus, por isso não devemos acusar ninguém, para não nos parecermos com alguém de quem não somos parentes e nem aderentes: satanás.

A função de nos acusar é do diabo e ele nos acusa diante de Deus, perante os outros e, pior, nos acusa a nós mesmos e é este tipo de acusação o mais destruidor. Quando alguém nos acusa, tomamos nossa defesa no ato, é instintivo, se a acusação for diante de Deus temos um Senhor Advogado que sempre nos defenderá com o Seu próprio sangue, mas se a acusação for interior, se for ao nosso coração, aí a coisa fica feia, porque temos uma tendência humana de nutrir sentimentos de culpa (legítimos, ou não).

Num dia em que os anjos se apresentavam diante do altar de Deus, o diabo foi também entre eles e Deus travou um diálogo com ele, perguntou sobre Jó e disse: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal." (Jó 1:8).

Jó era um homem íntegro, temente a Deus e que se desviava do mal. Por falar nisso, você tem se desviado do mal? O mal está sempre procurando a quem tragar, mas nós podemos nos desviar dele. E como se faz isso? É como o povo diz: não dando chance ao azar, ou seja, evitando situações favoráveis à proliferação do pecado, do mesmo jeito que você evita acumular pneus velhos para não favorecer a multiplicação de insetos que transmitem a dengue.

Pois bem. Voltando. Deus elogiou Jó, assim como um pai tem orgulho de seu filho, mas aí satanás teve a ousadia de acusar o próprio Deus, veja: Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra." (Jó 1:10). Como não tinha nada de que acusar Jó, satanás partiu para atacar Deus, dizendo que Jó só era fiel, por causa da proteção de Deus.

Agora use sua inteligência. Se o diabo teve a ousadia de acusar Deus, imagine o que ele faz com meros mortais? Pois é, ele age em muitas frentes, mas (preferencialmente) nos sugere culpas e medos, mas como ele faz isso? Usando pessoas de carne e osso para plantar a sementinha da dúvida, que levará à culpa e ao medo em nossos corações. É bem perverso mesmo.

De forma bem prática vamos analisar as circunstancias que deram origem à maioria de nossas culpas, traumas e medos e veremos a digital de satanás. Um trauma, por exemplo, pode permanecer no mais profundo de nossos corações por toda a vida e não tem sessão de psicanálise que dê jeito. E tudo começou com uma fatalidade que foi potencializada por alguém (geralmente bem próximo) que sugeriu que nós mesmos provocamos aquele infortúnio. É o que acontece com muitas mulheres que sofreram um estupro e não conseguem superar, porque não falta quem lhe acuse de ter provocado o agressor, não é?

Um ataque covarde, um atropelamento que aconteceu sem sua menor culpa, a morte de um familiar e tantas outras coisas, são motivos de exploração pelo mal e podem gerar consequências terríveis e podem destruir famílias e corações.

Deus é um Pai amoroso e lindo e Ele nos oferece Sua maravilhosa proteção, mas (de forma diferente dos super pais humanos) Ele não passa a mão em nossa cabeça, não nos livra das consequências do pecado, não nos diz: “coitadinho”. A proteção de Deus está diretamente ligada à nossa fidelidade, ao nos desviarmos do mal. Deus não disse que Jó era “fofinho”, parecido com o papai, antes disse que Jó era reto, íntegro, temia a Ele e se desviava do mal.

Você notou a sequência? Primeiro reto e íntegro, depois temente a Deus e por fim, se desviava do mal. É uma regra. Para se desviar do mal é preciso cuidar de seu caráter e temer a Deus, ou seja, quem não teme a Deus não se desvia do mal. Este é um fato incontestável: quem não teme a Deus e vive por conta própria, parece que tem um imã para o mal. Só tem uma solução: reconhecer Jesus como único Salvador e deixar o resto por conta Dele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário